top of page
Buscar

Espetáculo "O Despertar da Primavera" estreia em agosto


O espetáculo "O Despertar da Primavera", da Cia. Sentidos de Teatro, que tem a produção assinada pela Lusco-Fusco Produções Artísticas, estreia em São Paulo no dia 20 de agosto de 2016 no Teatro Paiol Cultural (Rua Amaral Gurgel, 164, Vila Buarque, próximo da Estação Santa Cecília do Metrô). A peça ficará em cartaz aos sábados, às 19h30, em curta temporada, até dia 10 de setembro.

Um dos espetáculos mais aclamados de todos os tempos do teatro, "O Despertar da Primavera" foi escrito em 1891 por Frank Wedekind, autor e ator teatral e romancista que foi precursor do movimento expressionista. Considerado um gênio do teatro, Wedekind transforma sua literatura em um território sem leis pré-estabelecidas; ele apresenta desafios para a moralidade e as crenças; e muitas de suas peças apresentam cenas brutais – apresentam uma versão de uma vida ampliada, ilusória, mas reconhecível, conseguindo assim captar seu poder e beleza.

Na releitura da Cia. Sentidos, o espetáculo ganha uma estética singela, que combina elementos do expressionismo com uma trilha sonora rock n' roll, que mistura canto e dança. O espetáculo é contado por 17 atores, que encenam, dançam e cantam, e por uma banda de cinco músicos, que realizam a música do espetáculo ao vivo.

Sinopse:

"(...) às vezes, dependendo de como o sol se põe por trás da ponte ou de como as nuvens se debatem formando espirais de chumbo no céu, aí eu choro... Um choro que me sacode, que vem em soluços. Eu me entrego sem resistência, em espasmos de tristeza. Eu choro pelo fim da inocência, pela escuridão do coração humano..."

- Melchior, personagem de "O Despertar da Primavera"

"O Despertar da Primavera" descortina a sociedade da Alemanha no final do século XIX; uma sociedade profundamente enraizada em conceitos e moralidades patriarcais e religiosos. Optando por adotar o ponto de vista das crianças, trata do desabrochar da sexualidade e do fim da inocência da infância. Melchior Gabor é um jovem brilhante e rebelde, que ousa questionar os dogmas vigentes; enquanto que Wendla Bergman é uma menina criada por uma mãe com rígidos princípios morais e religiosos. O encontro dos dois irá provocar a explosão do desejo, da vontade de conhecer o sexo e o amor.

A história deles é acompanhada por outros jovens, como o oprimido e trágico Moritz, melhor amigo de Melchior, ou a bela Ilse, jovem errante que ousou aventurar-se pelo mundo e usufruir da liberdade. Todos eles têm que enfrentar o peso da repressão e do conservadorismo, nos mais diversos estágios da sociedade. Questões como abuso sexual, violência doméstica, gravidez na adolescência, prostituição, suicídio e homossexualidade, entre outros, vêm à tona na vida desses jovens.

SERVIÇO

O Despertar da Primavera, da Cia. Sentidos de Teatro, adaptado da obra de Frank Wedekind. Direção: Angelo Favero, Rodrigo Odone. Direção musical: Mayumi Honda e Marco de Laet. Produção: Lusco-Fusco Produções Artísticas.

Com: Jéssica Benite, Diego Santos, Marcelo Cazzelato, Angelo Favero, Larissa Medina e outros.

Sábados, às 19h30, de 20 de agosto a 10 de setembro de 2016. CURTA TEMPORADA.

Teatro Paiol Cultural: Rua Amaral Gurgel, 164, Vila Buarque, próximo da Estação Santa Cecília do Metrô.

Duração aproximada: 120 minutos.

Classificação Etária: 16 anos.

Ingressos e informações: www.ciasentidos.com.br

6 visualizações0 comentário
bottom of page