top of page
Buscar

"Cantos de Coxia e Ribalta" terá apresentação gratuita em 29 de abril, em Mauá


Espetáculo integra programação do 5º Encontro de Teatro da cidade

O espetáculo musical original "Cantos de Coxia e Ribalta", da Cia. de Teatro Lusco-Fusco, fará apresentação única, gratuita, no dia 29 de abril de 2018, domingo, às 19h, no Teatro Municipal Anselmo H. Walendy, na cidade de Mauá (Grande SP), encerrando a programação cultural do 5º Encontro de Teatro de Mauá. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria 1h antes do início da apresentação.

Imagem de número musical da primeira temporada do espetáculo (crédito: Allan Bravos).

O espetáculo "Cantos de Coxia e Ribalta", criado por Alef Barros e Gustavo Dittrichi, a partir do estudo de três vertentes artísticas (os personagens-tipos da commedia dell'arte, os ritmos musicais brasileiros e o teatro narrativo brasileiro) estreou sua primeira temporada em janeiro de 2018, em São Paulo. Reunindo diversos ritmos musicais, que vão do samba e bossa-nova ao jazz, o espetáculo combina a tática da narração e contação de história com os conflitos humanos - o amor, a inveja, a poesia e a arte - de forma lúdica e metafórica, a fim de envolver todos os públicos. Além de um cuidadoso aspecto visual que confere ao espetáculo um visual clássico, mas atemporal, o musical conta ainda com números de dança, incluindo sapateado.

Tanto o argumento (texto) quanto as músicas são originais. O argumento (escrito por Gustavo Dittrichi) buscou livre inspiração na obra de Luis Alberto de Abreu; em especial no texto "O Auto da Paixão e da Alegria". A linguagem cênica tem inspiração no musical "Godspell", de Stephen Schwartz e John-Michael Tebelak. Já a música (escrita por Alef Barros, e em parte composta por ele) buscou referências na obra musical de Chico Buarque; nas composições de Baden Powell com Toquinho, em especial nos seus estudos e releituras dos cantos de terreiro e umbanda; e na bossa-nova em geral.

Para esta apresentação única, o elenco será composto por Gustavo Dittrichi (como o Poeta), Marco De Laet (como o Músico), Carolina Silveira (como a Jovem Atriz), Rodolfo Mozer (como o Dono da Cia.), Beatriz Belintani e Isabela Costa (no Elenco de apoio/Ensemble). Os destaques ficam por conta da atriz Lais Helena, que já integrava o elenco do espetáculo na primeira temporada, e assume o papel da Primadonna; e do ator Lucas Sansi, no papel do Jovem Ator, e que entra para integrar o elenco para as próximas temporadas.

Lais Helena (foto) assume o papel da Primadonna nesta apresentação (crédito: Gustavo Zoppello).

O espetáculo tem patrocínio da Só Dança; apoio da ACENBI (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Imirim), da Poiesis, das Fábricas de Cultura, e do Governo do Estado de São Paulo. A produção e realização é da Lusco-Fusco Produções Artísticas.

Sinopse do espetáculo Sob os sussurros da coxia e as luzes de ribalta, um grupo de atores se reúne para contar uma história. Entre o corre-vida e as chegadas e partidas dos trilhos de uma estação de trem, o público é apresentado a uma trupe de teatro em crise financeira, que corre o risco de ter seu teatro tomado por conta da especulação imobiliária. Um Poeta então é encarregado de criar uma grande obra teatral a fim de trazer de volta aos artistas os tempos áureos: é a última chance do Teatro sobreviver. Neste cenário, personagens tipificados, inspirados pelos tipos commedia dell'arte - o Dono da Cia., um Poeta, um Músico, uma Primadonna, um Jovem Ator sonhador e uma linda e ambiciosa Jovem Atriz - passam a viver seus próprios conflitos, que misturam-se com a própria história da peça que estão montando. Enquanto tentam contar a história, a realidade mistura-se com a ficção até que se tornem uma coisa só. A abordagem poética da paixão, da desilusão, da entrega, da inveja e competição, da morte e, sobretudo, da sensação de estar sempre tentando permanecer "de pé" e superar os obstáculos impostos pelo destino - sensação tão comum ao Teatro e também à vida cotidiana - são os ingredientes para mover o espetáculo.

Sobre o 5º Encontro de Teatro de Mauá Abordando este ano o tema "Caminhos e Perspectivas da Cena", o encontro acontece entre 26 e 29 de abril e reúne espetáculos que contemplam linguagens artísticas e estéticas diversas, possibilitando a troca de experiências e a discussão do papel do teatro na cidade. O encontro realizará também workshops, palestras e mesa de debates que complementam os conteúdos didáticos e pedagógicos trabalhados no projeto de formação cultural oferecido pelas Oficinas Culturais de Mauá. Para conhecer a programação completa, acesse: www.maua.sp.gov.br

 

Serviço

Cantos de Coxia e Ribalta APRESENTAÇÃO ÚNICA: 29 de abril de 2018 (domingo), às 19h. Ingressos gratuitos, distribuídos na bilheteria 1h antes do início do espetáculo. Sujeito à lotação, é recomendável chegar com antecedência para garantir o ingresso. Teatro Municipal Anselmo Haraldt Walendy (Rua Gabriel Marques, s/nº - Centro, Mauá, SP). Capacidade: 537 lugares. - Possui estacionamento próprio e é adaptado para acessibilidade. Outras informações pelo site do espetáculo: www.cantosdecoxiaeribalta.com.br

5 visualizações0 comentário
bottom of page