• Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

CIA. DE TEATRO LUSCO-FUSCO - 2020. Quinze anos de arte-resistência. Quinze anos de história de paixão por fazer acontecer.

Site e comunicação visual desenvolvidos por DITTRICHI COMUNICAÇÃO.

Este site é melhor visualizado em computador, pode apresentar diferenças em sua versão mobile.

Agradecemos aos fotógrafos que, muito gentilmente, nos cederam suas imagens que ilustram a nossa página: Allan Bravos, Bruno Carrascoza, Gustavo Zoppello, Jéssica Dittrichi, Julia Gutierre, Juju Bac, Mariana Perin, Nivas Nascimento e Pamy Cris. Somos eternamente gratos! :)

APOIO

QUEM SOMOS

Completando em 2020 quinze anos de existência e de arte-resistência, a CIA. DE TEATRO LUSCO-FUSCO é uma organização cultural independente cujo trabalho consiste em uma intensiva pesquisa de duas linguagens principais: o teatro e a música. Dessa forma, consolidou-se em sua trajetória como uma produtora e fomentadora do teatro musical independente em São Paulo. O principal objetivo da Cia. é fomentar a arte através da divulgação de montagens teatrais, espetáculos musicais e apresentações performáticas.

Criada em 2005 por um grupo de estudantes colegiais, e oficialmente fundada em 2006, durante sua existência, acumulou experiências em teatro e música, passando de amadora a independente, até sua consolidação no cenário profissional da cidade. Durante sua existência, já abrigou mais de 80 artistas, entre cantores/as, atores/atrizes, bailarinos/as, equipe técnica e criativa.

Seu espetáculo mais recente é “Cantos de Coxia e Ribalta” (2018-2019), trabalho inteiramente autoral, inspirado pelo teatro narrativo brasileiro, personagens-tipos da commedia dell’arte e a música dos ritmos brasileiros. A peça rendeu à Cia. uma indicação ao Prêmio Destaque Imprensa Digital 2018 (ao lado de grandes nomes do teatro musical brasileiro, como “Bibi – Uma vida em musical”, “Cargas D’Água” e ““Romeu e Julieta ao som de Marisa Monte”); além de três vitórias no Prêmio MP (Musical Popular) de Teatro Musical Independente em 2019, nas categorias “Melhor Roteiro Original”, “Melhor Direção” e “Melhor Coreografia”.

 

Outras montagens ao longo dos anos incluem as adaptações: “Hedwig Rock Show” (estreada em 2015); “Hair” (2014); e “O Despertar da Primavera” (2012).

 

Além disso, a Cia. também mantém com regularidade um núcleo pedagógico, onde promove oficinas, workshops e vivências com o objetivo de contribuir para a formação e preparação de novos artistas e melhores cidadãos.

// INSERÇÃO SOCIAL

A Cia. é sediada dentro da comunidade do Imirim, zona norte, dentro do espaço da ACENBI (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Imirim) que oferece suporte e apoio de infraestrutura (espaço para ensaios) gratuitamente para a Cia., sendo assim contribuinte essencial, transformando-se, nos últimos anos, em um polo de cultura na zona norte de São Paulo (atendendo às regiões do Imirim, Santana, Cachoeirinha e adjacências); tão carente de iniciativas como esta. Este é o único apoiador fixo da Cia. até o momento. Durante os últimos anos, o financiamento dos projetos se deu por parte de seus líderes e integrantes, apaixonados por arte e por sua pesquisa teatral.

// INFLUÊNCIAS

As influências estéticas no trabalho da Cia. variam do teatro musical (estilo Broadway e principalmente off-Broadway) e do teatro de revista brasileiro, até o teatro épico e narrativo – com especial apreço pela quebra da quarta parede e inclusão do público no funcionamento do espetáculo, na maioria das vezes.

 

Além do formato, a Cia. tem preferência por textos mais densos, seja na forma poética, seja na característica dramática deles; tentando convergir o entretenimento clássico do gênero musical para temas mais sensíveis, propondo reflexões e discussões sobre temas relevantes à sociedade.

 

As montagens costumam envolver, em sua maioria, canto e música ao vivo (com banda e músicos), dança, poesia e uma estética em que o cenário é utilizado como ferramenta narrativa de ação, não só como ambientação.

// ARTISTAS E COLABORADORES

A cia. é dirigida pelo ator e fundador Gustavo Dittrichi; auxiliado por um Conselho Diretivo (conheça); sendo artistas recorrentes na equipe Alef Barros (na equipe criativa), Marco De Laet (na direção musical), Carolina Silveira, Beatriz Belintani, Joyce Roldan e Igor Patrocínio. Os espetáculos da cia. são produzidos pela Lusco-Fusco Produções Artísticas – produtora derivada da Cia., mas que se tornou autônoma e presta serviços na área de produção cultural e de eventos em São Paulo e região.

// FUNÇÃO DA ARTE

A Cia. Lusco-Fusco utiliza-se de um formato de teatro popular entre a maioria da população consumidora de arte e cultura hoje – que é o teatro musical – para ressignificar o fazer teatral e trazer à tona textos mais profundos ou poéticos em uma linguagem popular.

 

Também faz uso de um teatro combativo, preferindo temas que descortinem a condição da sociedade e seus valores impostos, bem como temas sensíveis. Apropria-se, dessa forma, de um teatro com temas inclusivos, também questionando o próprio fazer teatro (estimulado ao colocar o artista na função de reflexão do próprio ofício).

NOSSAS BANDEIRAS E VALORES

Partindo do pressuposto de que toda a arte é política – definindo “política” como a ação do sujeito dentro do ambiente no qual está inserido –, a Cia. afirma seus valores levantando as bandeiras:

Do movimento do teatro independente em São Paulo, especialmente o teatro musical independente e o pequeno artista independente; buscando fomentar ações para sempre fortalecê-lo, seja através da presença da própria Cia. na mídia, seja mantendo estreito contato com diversos produtores culturais e artistas fazedores de teatro independente na cidade;

Da diversidade e inclusão, principalmente LGBTQ; temos plena consciência de que vivemos em uma sociedade diversa e plural e, portanto, buscamos dar espaço a esses profissionais, além de promover em nossas obras reflexões sobre a diversidade racial, étnica, sexual e pluralidade de gêneros;

Do artista-empreendedor; aquele que se produz, e das pequenas companhias teatrais. Por isso, preferimos comprar dos pequenos fornecedores, dos artesãos e dos profissionais autônomos. Também estamos sempre abertos a propostas de parcerias com artistas e companhias independentes para unir forças e oferecer nossa estrutura em produções associadas.

// HISTÓRICO

Quer ser um apoiador cultural ou patrocinador?

Estamos sempre buscando por novos parceiros. E entende-se por "parceiros" qualquer tipo de negócio: pode ser uma loja de roupas, um supermercado, um banco, uma grande empresa... Trabalhamos com permutas, com divulgação de patrocinador, parcerias em eventos, e de muitas outras maneiras...

 

Pessoas físicas também podem contribuir! Quem ajuda a Cia. recebe menções honrosas em nosso material de divulgação em espetáculos, bem como contrapartidas como: cessão de ingressos, sessões fechadas para públicos específicos, permutas e outros.

Também trabalhamos com captação através da Lei de Incentivo à Cultura (nos casos dos projetos que estão aprovados nessa modalidade), onde oferecemos cotas de patrocínio e as empresas interessadas podem fazer a dedução de 100% do valor de patrocínio do Imposto de Renda (até 4% do IR total, conforme determinação da lei); oferecendo contrapartidas, além da ligação da imagem da empresa aos projetos culturais.
 

Quer saber mais ou como pode ajudar? Escreva-nos: contato@teatroluscofusco.com. Ficaremos feliz em lhe responder!

Apoie o teatro independente e ajude a Arte a acontecer!

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now