Conheça os personagens
- teatroluscofusco
- 22 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
Os personagens de "Cantos de Coxia e Ribalta" podem parecer familiares e um tanto quanto curiosos. Eles não tem um nome propriamente dito, mas possuem "títulos" que dizem muito sobre quem são e devem trazer ao público uma sensação de relação. Entretanto, a familiaridade deles com quem assiste ao espetáculo não é um acidente: eles são inspirados em tipos já presentes no inconsciente coletivo, inspirados pela commedia dell'arte; cada um com o seu correspondente deste tipo de teatro.

Os tipos da commedia dell'arte influenciam diretamente na criação dos personagens.
Quer saber mais sobre o espetáculo? Conheça nossos personagens:
O Poeta
Assumindo um papel de narrador da palavra no espetáculo, o Poeta é uma variação do arlechinno e uma fusão com o pierrot na commedia dell'arte. Ele é quem conduz a narração da peça. Como o espetáculo opta por abordar a linguagem do teatro narrativo, a figura do Poeta é essencial para o espetáculo, pois é ele quem faz a ponte entre o público e a história; e quem também representa a esperança durante o desenvolvimento da narrativa.
O Músico
Também assumindo o papel de narrador, mas usando a música como ferramenta. O Músico é um personagem esperançoso, que serve como elemento catalisador da música dentro do espetáculo. É inspirado também pelo arlechinno e pelo pierrot da commedia dell'arte.
A Primadonna
É a primeira atriz da Companhia, a diva, a Estrela-Maior. Esteve um dia no ápice e, embora esteja enfrentando o implacável tempo e o início de sua decadência e perda de brilho, não perdeu a postura. Forte, talentosa, que se impõe, e até arrogante, a Primadonna encontra no capitano e no pantalone da commedia dell'arte os seus correspondentes.
A Jovem Atriz
Jovem, destemida, orgulhosa e ambiciosa são as características desta personagem, que é um misto da enamorada e da columbina. A Jovem Atriz acaba de chegar à cidade para realizar o seu sonho: ser uma grande atriz. Seu desejo gerará conflitos com a Primadonna.
O Jovem Ator
Sonhador, apaixonado, romântico e ingênuo: o Jovem Ator é o arquétipo do jovem conquistador, galã e sonhador. Sua ingenuidade fazem dele um personagem sonhador utópico, que está aguardando que o trem da vida lhe traga uma resposta. Sua correspondente na commedia dell'arte é o enamorado.
O Dono da Cia.
É o tipo do velho bonachão, simpático em oras, avarento em outras, que acaba sendo comicamente comandado pela Primadonna, embora acredite que esteja no comando quase sempre. Apesar de parecer rígido e avarento, tem um grande coração. É um misto do pantalone e do dottore na commedia dell'arte.
Quer saber mais? Leia aqui um pouco sobre a história do espetáculo.
Comments