top of page

Conheça os personagens

Os personagens de "Cantos de Coxia e Ribalta" podem parecer familiares e um tanto quanto curiosos. Eles não tem um nome propriamente dito, mas possuem "títulos" que dizem muito sobre quem são e devem trazer ao público uma sensação de relação. Entretanto, a familiaridade deles com quem assiste ao espetáculo não é um acidente: eles são inspirados em tipos já presentes no inconsciente coletivo, inspirados pela commedia dell'arte; cada um com o seu correspondente deste tipo de teatro.

Os tipos da commedia dell'arte influenciam diretamente na criação dos personagens.

Os tipos da commedia dell'arte influenciam diretamente na criação dos personagens.

Quer saber mais sobre o espetáculo? Conheça nossos personagens:

O Poeta

Assumindo um papel de narrador da palavra no espetáculo, o Poeta é uma variação do arlechinno e uma fusão com o pierrot na commedia dell'arte. Ele é quem conduz a narração da peça. Como o espetáculo opta por abordar a linguagem do teatro narrativo, a figura do Poeta é essencial para o espetáculo, pois é ele quem faz a ponte entre o público e a história; e quem também representa a esperança durante o desenvolvimento da narrativa.

O Músico

Também assumindo o papel de narrador, mas usando a música como ferramenta. O Músico é um personagem esperançoso, que serve como elemento catalisador da música dentro do espetáculo. É inspirado também pelo arlechinno e pelo pierrot da commedia dell'arte.

A Primadonna

É a primeira atriz da Companhia, a diva, a Estrela-Maior. Esteve um dia no ápice e, embora esteja enfrentando o implacável tempo e o início de sua decadência e perda de brilho, não perdeu a postura. Forte, talentosa, que se impõe, e até arrogante, a Primadonna encontra no capitano e no pantalone da commedia dell'arte os seus correspondentes.

A Jovem Atriz

Jovem, destemida, orgulhosa e ambiciosa são as características desta personagem, que é um misto da enamorada e da columbina. A Jovem Atriz acaba de chegar à cidade para realizar o seu sonho: ser uma grande atriz. Seu desejo gerará conflitos com a Primadonna.

O Jovem Ator

Sonhador, apaixonado, romântico e ingênuo: o Jovem Ator é o arquétipo do jovem conquistador, galã e sonhador. Sua ingenuidade fazem dele um personagem sonhador utópico, que está aguardando que o trem da vida lhe traga uma resposta. Sua correspondente na commedia dell'arte é o enamorado.

O Dono da Cia.

É o tipo do velho bonachão, simpático em oras, avarento em outras, que acaba sendo comicamente comandado pela Primadonna, embora acredite que esteja no comando quase sempre. Apesar de parecer rígido e avarento, tem um grande coração. É um misto do pantalone e do dottore na commedia dell'arte.

Notícias

bottom of page