Espetáculo vence três de oito indicações ao Prêmio MP de Teatro Independente 2019

Espetáculo “Cantos de Coxia e Ribalta” foi contemplado como Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Coreografia

No último final de semana (23 de fevereiro de 2019), aconteceu a premiação da 4ª edição do Prêmio MP (Musical Popular) de Teatro Independente 2019. O espetáculo "Cantos de Coxia e Ribalta" foi indicado em oito categorias e venceu em três delas: Alef Barros e Gustavo Dittrichi por Melhor Roteiro Original, Wellington Adélia por Melhor Coreografia e novamente Gustavo Dittrichi por Melhor Direção. Confira abaixo todos os profissionais do espetáculo que foram indicados e que venceram:

O prêmio é uma iniciativa capitaneada pela COTTAL (Comissão Teatral Tarcísio Álvares Lobo) que busca reconhecer artistas e estudantes que atuam no circuito independente de teatro musical da cidade de São Paulo. “A ideia é reunir todo esse grupo de pessoas que faz parte da mesma classe numa mesma noite, num mesmo espaço, fazendo com que um conheça o trabalho do outro, pois juntos somos mais fortes e podemos mostrar para as pessoas que este trabalho existe e é tão importante quanto o circuito grande. Juntos, faremos com que o teatro independente tenha mais voz e mais visibilidade”, diz Gustavo Medeiros, um dos organizadores e apresentador do prêmio ao lado de Gabriel Hammer.

“O Brasil é o terceiro maior produtor de teatro musical no mundo e a gente ainda carece de produções que são genuínas, originais, independentes, e temos que começar a valorizar isso logo”, diz Gabriel. “Quase sempre, essa arte independente tem muito mais valor e verdade que as grandes produções enlatadas, que vêm de fora e não dialogam com a nossa cultura e a nossa realidade. Essas produções independentes conversam com o público com muito mais contato, de uma forma muito mais calorosa. Espero que o prêmio ajude a fomentar isso”.

A premiação, este ano, foi dividida entre um circuito acadêmico (montagens com caráter educativo e de pesquisa, formado por estudantes) e independente (espetáculos profissionais que não contam com grandes incentivos ou fomentos). A Cia. Lusco-Fusco venceu nas categorias pertencentes ao circuito independente. Durante a noite de premiação, os artistas Carolina Silveira, Igor Patrocínio e Gustavo Dittrichi ainda apresentaram os números do espetáculo: “Sob a Luz da Lua” e “Como Se Eu Já Fosse Tua”.

Confira fotos da noite de premiação:

Histórico do espetáculo

Esta é a segunda premiação para a qual “Cantos de Coxia e Ribalta” é indicado: no ano passado, Gustavo Dittrichi, dramaturgo do espetáculo, foi indicado ao prêmio Destaque Imprensa Digital 2018, na categoria de roteiro, ao lado de grandes musicais como “Bibi – Uma Vida em Musical”, “Romeu e Julieta ao som de Marisa Monte” e o vencedor, “Cargas D’Água”, de Vitor Rocha. A premiação, que existe desde 2016, reúne alguns dos veículos digitais especializados na cobertura do teatro musical na cidade de São Paulo, que homenageiam, de forma honrosa e simbólica, diversos profissionais e espetáculos que se destacaram na cena paulistana no decorrer do ano.

Musical 100% autoral e brasileiro, "Cantos de Coxia e Ribalta" foi criado por Alef Barros (músicas) e Gustavo Dittrichi (roteiro), a partir do estudo de três vertentes artísticas: os personagens-tipos da commedia dell'arte, os ritmos musicais brasileiros e o teatro narrativo brasileiro; combinando esta nova abordagem com a bagagem de pesquisa cênica que a Cia. Lusco-Fusco já carrega; teatro e música (ou teatro musical).

Tanto o texto quanto as músicas são originais. O argumento (escrito por Gustavo Dittrichi) buscou livre inspiração na obra de Luis Alberto de Abreu; em especial no texto "O Auto da Paixão e da Alegria". A linguagem cênica tem inspiração no musical "Godspell", de Stephen Schwartz e John-Michael Tebelak. Já a música (escrita por Alef Barros) buscou referências na obra musical de Chico Buarque; nas composições de Baden Powell com Toquinho, em especial nos seus estudos e releituras dos cantos de terreiro e umbanda; e na bossa-nova em geral. Os arranjos musicais e composições gerais são de Dario Ricco, Hiago Guirra e Marco De Laet; e os arranjos vocais são de Joyce Roldan. A concepção cênica e estética é de Gustavo Dittrichi.

O espetáculo realizou em 2018 duas temporadas: sua temporada de estreia em janeiro de 2018, até 4 de fevereiro no Tetro Alfredo Mesquita; e em outubro de 2018 na Funarte SP. Além disso, em abril, foi convidado para participar do Festival de Teatro de Mauá 2018, encerrando a programação cultural do evento. O espetáculo retorna aos palcos ainda no primeiro semestre de 2019.

O espetáculo tem patrocínio (em formato de permuta) da Só Dança; apoio da ACENBI (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Imirim), da Poiesis, das Fábricas de Cultura e do Governo do Estado de São Paulo. A produção e realização é da Lusco-Fusco Produções Artísticas, com produção associada da Foca Produções Artísticas.

Categorias indicadas ao Prêmio MP 2019

Confira todas as categorias em que os profissionais da Cia. Lusco-Fusco foram indicados:

Melhor Ator Coadjuvante – Rodolfo Mozer (como O Dono da Cia.) – Indicado

Melhor Ator – Gustavo Dittrichi (como O Poeta) – Indicado

Melhor Atriz – Carolina Silveira (como A Jovem Atriz) – Indicada

Melhor Cenário – Jéssica Dittrichi – Indicada

Melhor Coreografia – Wellington Adélia – VENCEU

Melhor Direção Musical – Marco De Laet – Indicado

Melhor Direção – Gustavo Dittrichi – VENCEU

Melhor Roteiro Original – Alef Barros e Gustavo Dittrichi – VENCEU

Notícias

Cia. de Teatro Lusco-Fusco apresenta CANTOS DE COXIA E RIBALTA, um espetáculo musical original de Alef Barros & Gustavo Dittrichi.

IDEIA ORIGINAL & ARGUMENTO Gustavo Dittrichi. MÚSICA de Alef Barros. DRAMATURGIA Gustavo Dittrichi (com base nas experimentações dos artistas). ARRANJOS MUSICAIS de Dario Ricco, Hiago Guirra e Marco de Laet. ARRANJOS VOCAIS de Joyce Roldan.  DIREÇÃO MUSICAL Marco de Laet. DIREÇÃO GERAL & ENCENAÇÃO Gustavo Dittrichi. Assistente de Direção Cênica Carol Silveira. COREOGRAFIAS E PREPARAÇÃO CORPORAL Wellington Adélia. CENOGRAFIA Jéssica Dittrichi. FIGURINOS E INDUMENTÁRIA Gustavo Dittrichi & Pedro Aldozza / Croquis originais de Figurinos: Pedro Aldozza / Costura e Confecção: Jacinta de Fátima Feitosa, Gustavo Dittrichi, Maria Parlângelo, Mari Perin, Gabriela Perin, Isabella Costa e Wellington Adélia. MAQUIAGEM Gisele Santos. PRODUÇÃO EXECUTIVA Gustavo Dittrichi. Assistentes de Produção Alan Andrade e Juju Bac. ELENCO Gustavo Dittrichi, Marco De Laet, Carol Silveira, Igor Patrocínio, Nina Vettá, Rodolfo Mozer, Renan Lucena, Isabella Costa, André Costa, Rodrigo Ruffeil, Beatriz Poza, Belle Sena e as atrizes convidadas Beatriz Belintani, Joyce Roldan e Laís Helena.

Iluminação Juju Bac. Sonoplastia Grégory Damaso. Microfonista Alan Andrade.

Agradecemos imensamente aos colaboradores que participaram do processo: André Sakajiri, André Oliveira, Andressa Lelli, Breno Manfredini, Beatriz Santiago Príncipe, Beatriz Castro, Carine Desiderá, Gabriela Perin, Heitor Moretti, João Said, Karine Luiz, Lilian Prado, Lucas Zamaia, Rodrigo Odone, Yasmim Ribeiro. Fotos de divulgação Allan Bravos, Gabriela Perin, Gustavo Zoppello e Juju Bac. Edição, arte e tratamento de imagem Dittrichi Comunicação e Design.

Comunicação, Divulgação e Criação Visual Dittrichi Comunicação.

PRODUTORA ASSOCIADA Foca Produções Artísticas.

PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO Lusco-Fusco Produções Artísticas.

Site desenvolvido por Dittrichi Comunicação e Design.

Um espetáculo da

Produção e Realização

COMUNICAÇÃO, DIVULGAÇÃO & CRIAÇÃO VISUAL

Logo-Dittrichi com-escuro.png

APOIO

Agradecemos aos colaboradores:

Arte View, Broadway Meme, Opinião de Peso. Bruna Augusto, Cibele Cintra Maiellaro, Daniela F. A. E. Silva, Debora Luiz Gonçalves, Domingos Maesaka, Érica Hotts, Eurípedes Prataviera, Gisele Santos, Iara Aparecida Locondo deLaet, Liana de Jesus Vanzin Silveira, Lucca Salazar, Marcelo Costa, Maria Irene Sakajari, Mariana Perin, Raul Perillo, Ricardo Kelmer, locutora Rita Mirone, Sheila Falcão, Takako Toyokawa, Yacine Guellati.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now