top of page

Sobre a Companhia

A Companhia de Teatro Independente Lusco-Fusco é uma organização cultural independente da cidade de São Paulo, sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é fomentar a arte através da divulgação de montagens teatrais, espetáculos musicais e apresentações performáticas. As produções do Lusco-Fusco são voltadas para o público infanto-juvenil e da comunidade e, por isso, a companhia firma parcerias com centros culturais, organizações beneficentes, escolas, universidades e teatros públicos (municipais e estaduais) para apresentações.

A história do grupo começou em 2005, quando alguns amigos, ainda na época do colégio, se juntaram para produzir uma montagem teatral como evento de finalização de ano. A peça escolhida foi uma adaptação de “Chicago”, musical da Broadway. Foi um ano de trabalho e ensaios, que resultou em uma apresentação no colégio e outra no anfiteatro do Clube Guapira, por convite da própria direção do clube. No ano seguinte, parte das pessoas que havia trabalhado em “Chicago” prosseguiu com os trabalhos teatrais em outra montagem musical escolar: “Moulin Rouge”, adaptado do filme homônimo de grande sucesso.

Da fusão dos elencos de “Chicago” e “Moulin Rouge”, nasceu o Lusco-Fusco, fundado em junho de 2006, com direção original de Amanda de Nardi, Diego Gouveia e Gustavo Dittrichi. O grupo agregou mais integrantes através de audições e passou a contar com coreógrafo e preparadora vocal para canto. Assim, se consolidou uma equipe de aproximadamente 20 pessoas, entre cantores/as, atores/atrizes, bailarinos/as, profissionais ou não, equipe técnica e criativa.

 

Entre 2006 e 2011, foram cinco laboratórios teatrais (peças produzidas e ensaiadas, mas não finalizadas e apresentadas), todas montagens musicais (alvo de estudo do grupo): “Moulin Rouge”, espetáculo adaptado pelos diretores inteiramente para português; “Open-Bar”, com roteiro original que reuniu diversos números da Broadway; “Chicago”, seguindo fielmente o roteiro da Broadway; e “Disney In Concert”, espetáculo musical com canções da Disney, e “Um Conto de Cinderela”, primeira montagem musical inteiramente autoral do grupo.

Desde sua concepção, o foco do grupo é a apresentação de peças e espetáculos musicais, especialmente os da Broadway, alvo de pesquisa dos diretores. Para tanto, o grupo enxerga que se deve trabalhar em três frentes – canto, dança e interpretação –, preparando assim jovens para integrar o elenco de montagens do Lusco-Fusco e em outras produções musicais.

Os integrantes da companhia são pessoas multimídia, atuando em diversos front: criando roteiros, atuando, dirigindo, produzindo, compondo, cantando, dançando e coreografando, tornando o trabalho do Lusco-Fusco completo e contribuinte essencial na formação cultural de quem o integra.

 

Acesse o site oficial: www.teatroluscofusco.com

Companhia de Teatro Independente Lusco-Fusco

apresenta

bottom of page