top of page

Os Autores

​Frank Wedekind​
Texto Original
Dramaturgo e romancista alemão, Benjamin Franklin Wedekind (1864-1918) foi um dos precurssores do movimento expressionista no teatro, sendo "O Despertar da Primavera" (de 1891) sua obra mais famosa. Foi obrigado a estudar Direito, mas sua inclinação natural sempre foi para as artes, em especial a literatura. Ainda jovem, trabalhou no circo e depois tornou-se ator e cantor. Após a morte do pai, mudou-se de Zurique para Munique, e passou a viajar. Conheceu Londres, Paris e todos os principais centros da cultura europeia – experiência que o ajudaria a descortinar a perservidade e a desonestidade humana em suas obras. Passou um tempo na prisão pela publicação de alguns poemas satíricos. Já adulto, tornou-se ator do teatro de vaudeville, atuou em peças de sua própria autoria e, por fim, voltou a Munique, onde viveria o resto de sua vida, após casar-se em 1908.

Além de "O Despertar da Primavera" – sem dúvida, sua obra mais conhecida e polêmica – Wedekind é responsável por outros textos teatrais, como "A Caixa de Pandora" (1904) e "O Espírito da Terra" (1895), entre outros.
​Considerado um gênio do teatro, Wedekind transforma sua literatura em um território sem leis pré-estabelecidas; ele apresenta desafios para a moralidade e as crenças; e muitas de suas peças apresentam cenas brutais – apresentam uma versão de uma vida ampliada, ilusória, mas reconhecível, conseguindo assim captar seu poder e beleza.

Duncan Sheik
Música
É cantor e compositor norte-americano. Foi sua avó quem o incentivou, ainda na infância, a aprender piano e a desenvolver suas habilidades musicais. Depois da formação escolar na Phillips Academy, Andover, estudou Semiótica na Brown University. Depois de formado, mudou-se para Daly City, um subúrbio próximo de San Francisco, onde iniciou a carreira de músico. Começou tocando para outros artistas (como Lisa Loeb e Elizabeth Mitchell).

Em 1996, lançou o seu primeiro álbum, que levava o seu nome, e conquistou a lista da Billboard Hot 100 com o single "Barely Breathing". Em 1998, recebeu uma indicação ao Grammy na categoria de Melhor Performance em Canção Pop pela mesma canção, mas perdeu para Elton John. Ainda em 1998, lançou o seu segundo álbum, "Humming".

Foi em 2001, com o lançamento de seu terceiro disco, "Phantom Moon", que ele trabalhou pela primeira vez com Steven Sater – com quem viria a colaborar no musical "Spring Awakening". Ambos trabalharam juntos por oito anos escrevendo e compondo as músicas do espetáculo. Sheik venceu dois prêmios do Tony (a maior premiação do teatro americano) pelo trabalho em "Spring Awakening": Melhor Orquestração e Melhor Música Original. O álbum, gravado pelo elenco original da Broadway, lançado em dezembro de 2006, ganhou o Grammy como Melhor Álbum de Show Musical. Atualmente, Sheik trabalha na composição musical de outro espetáculo da Broadway, baseado no livro "American Psycho".

​Steven Sater

Texto Adaptado e Letras
É poeta, letrista e escritor de teatro, televisão e cinema. Durante um incêndio, foi forçado a pular da varanda de seu apartamento e danificou sua coluna, bem como várias vértebras. Durante o período de recuperação, começou a estudar Grego Antigo e ganhou gosto pelas artes em geral. Então, foi estudar Literatura Inglesa na Universidade de Princenton. Depois de graduado, começou a trabalhar com um agente literário em Nova York, mas continuou a escrever peças.

Foi nessa época que ele passou a frequentar a Soka Gakkai, uma organização budista, que proporcionou a Sater um profundo desenvolvimento espiritual. Foi lá que ele conheceu sua esposa e também o seu futuro parceiro de criação, Duncan Sheik. Em uma de suas peças, chamada "Umbrage", Sater teve a colaboração de Sheik na composição musical. Sater colaborou com o terceiro álbum de Sheik, dando letras para as músicas. Mas foi com "Spring Awakening" que ambos conseguiram sucesso mundial em sua parceria. Sater adaptou a obra de Frank Wedekind para um musical, enquanto Sheik compôs as músicas. Por este trabalho, Sater venceu o Tony na categoria de Melhor Libretto.

Companhia de Teatro Independente Lusco-Fusco

apresenta

bottom of page